O sonho de muitos estudantes da área comercial é ter uma grande empresa, com grande mercado de atuação, fidelidade de seus clientes e alto retorno lucrativo. E isso não é impossível de acontecer, mas para sonhar tão distante é preciso colocar os pés no chão e observar as oportunidades do presente.

startup 02Uma excelente forma de começar uma empresa é como uma startup. Existem muitas definições do que é isso e a melhor forma de descrevê-las é exemplificando: o Whatsapp, aplicativo de troca de mensagens, é uma das startups mais famosas do mundo. O app nasceu em 2009, criado por Jan Koum e Brian Acton, e em pouquíssimo tempo se popularizou pelo mundo todo, tornando-se uma das principais redes de comunicação online e atualmente vendida para o Facebook no valor de US$ 19 bilhões de dólares.

Esta é a principal característica de uma startup: o pequeno investimento inicial em uma ideia totalmente inovadora e incerta que leva a um retorno lucrativo gigantesco, construindo uma grande empresa. As startups geralmente estão envolvidas no âmbito digital, por causa do baixo custo de produção e pela contínua evolução tecnológica dos aparelhos eletrônicos, e aos poucos vão recebendo financiamento venture capital (capital de risco investido nas etapas de crescimento de um negócio) por grandes empresas privadas. Temos muito mais contato com elas do que imaginamos, especialmente os jovens, e para termos noção disso segue uma pequena listinha de algumas famosas aqui no Brasil: Groupon, BuscaPé, Pinterest, Snapchat, Dropbox, Amazon, Tinder, OLX, PayPal e por aí vai…

A questão envolvendo as startups é sua capacidade de ser escalável e repetível, ou seja, seguir uma fórmula de crescimento que possa ser facilmente reproduzida e de modo que seu custo seja relativamente menor do que o usual. Com isso, o acúmulo de lucro é muito mais fácil e garantido para que outros investimentos possam ser feitos. Outro ponto-chave delas é o apelo à inovação, pois essas novas empresas oferecem produtos e serviços que apresentam novas utilidades e facilidades para seus consumidores, como exemplo o Easy Taxi, o aplicativo que oferece serviço de chamada de táxis de um jeito rápido, fácil e moderno. Detalhe, o app foi criado em 2011 e já não é mais considerado uma startup e sim uma multinacional.

startup 07
“Nossa indústria não respeita tradição – respeita apenas inovação”. Frase de Satya Nadella, diretor-executivo da Microsoft e arte do site AZ Quote.

O que não falta são oportunidades de trabalhar em uma startup, estando ela já muito bem consolidada no mercado ou ainda em processo de crescimento, assim como ideias para novos projetos que mereçam investimento. Apesar da dificuldade de encontrar financiamento, especialmente neste cenário de crise econômica em que estamos, ainda existem muitos investidores por aí que realmente apostariam em uma proposta totalmente inusitada, mas que tem capacidade de crescer e gerar lucro. Aos futuros empreendedores que se inspiraram pelo assunto, acessem as matérias da revista EXAME e do TecMundo que oferecem algumas dicas de como criar sua própria startup através dos conselhos de profissionais na área clicando aqui e aqui. Outra forma de estimular seus interesses por esse universo é uma lista de startups que tem um preço baixo no mercado… Valem pouco mais de US$ 1 bilhão!!! Quem sabe uma ideia brilhante não surja durante a leitura.