Todo mundo precisa de um tempo para que o corpo e a mente relaxem. Existem muitos estudos sobre a necessidade de lazer não somente nos finais de semana e nas férias, mas também no dia-a-dia corrido que levamos.  Afinal, ninguém é ferro, muito menos aqueles que estão envolvidos no absurdamente acelerado mundo comercial.

Em prol àqueles que precisam de um descanso, pesquisamos algumas sugestões que sejam relaxantes e, ao mesmo tempo, estimulante aos futuros profissionais. Escolhemos filmes todos diretamente relacionados com o mundo dos negócios, alguns mais atuais e outros mais antigos, mas todos muito bons para construir uma visão profissional adequada.

A Rede Social (The Social Network, 2010)

Obviamente não poderíamos deixar de fora esse filme, A Rede Social conta a história de um dos queridinhos do empreendedorismo, Mark Zuckenberg, e toda sua trajetória na construção de uma das maiores empresas da atualidade, o Facebook. É o tipo de filme que mostra claramente a história da evolução de uma boa ideia até o nível empresarial de grande porte em pouco tempo, em uma versão resumida, uma startup. Também deixa explícitos os (vários!) problemas nessa evolução, como a relação entre sócios, administração de investimento e calote da concorrência.

Amor sem Escalas (Up in the Air, 2009)

O filme mais água-com-açúcar da lista pode parecer bobinho à primeira vista, mas está cheio de exemplos de bom gerenciamento. George Clooney interpreta um consultor cuja profissão é demitir funcionários de uma forma sensata e amenizadora, enquanto Anna Kendrick é uma funcionária recém-formada que pretende implantar novos métodos de demissões via videconferência. A principal questão abordada pelo filme é a forma de lidar com os funcionários de uma empresa de forma mais humana, algo que todo bom profissional em liderança deve ter em mente.

Jobs (Jobs: Get Inspired, 2013)

Seguindo a linha de empreendedores famosos, o filme Jobs com certeza deve estar em nossa lista. O co-fundador da Apple, Steve Jobs, teve a trajetória revelada nas telas do cinema e deu um show de genialidade e engenhosidade – detalhe, o filme conta sua história apenas antes de entrar na empresa! Desde pequeno Jobs já tinha algo que muitas empresas procuram: visão diferenciada, a qualidade que o fez atingir todos os seus objetivos. Outros conselhos que seu filme biográfico transmite são a importância do trabalho sempre com muita qualidade e o aprendizado com os fracassos.

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013)

Um dos filmes mais recentes da lista tem todo o direito de considerar Jordan Belfort, protagonizado por Leonardo DiCaprio, um lobo do mundo dos negócios. A história conta sua ascensão no mundo profissional através de toda sua esperteza e astúcia, além de muito charme e ambição. O filme inteiro é uma lição para os futuros gestores e marketeiros, pois mostra a necessidade de determinação para alcançar seus objetivos, estruturação de sua equipe de trabalho, visão diferencia para explorar novas oportunidades e, principalmente, paixão pelo que faz para crescer como profissional qualificado.

Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada, 2006)

E quem disse que o mundo da moda não está intimamente relacionado ao mundo dos negócios? Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep, é uma das mulheres deste ramo que mostra quanta atitude, esforço e sacrifícios são necessários para administrar uma empresa, além do exemplo de uma péssima chefe. As principais motivações ficam por conta de Andrea Sachs, interpretada por Anne Hathaway, quando tenta ser uma funcionária que excede as expectativas, que escuta suas intuições e, principalmente, quando procura o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, algo que todos devemos almejar.

Piratas da Informática (Pirates of Silicon Valley, 1999)

Definitivamente o mais antigo da lista, Piratas da Informática também abusa das histórias de personalidades famosas, Bill Gates e Steve Jobs, e como construíram duas grandes empresas que revolucionaram o setor informático, no caso, a Microsoft e a Apple. Além de mostrar os bastidores da guerra pela liderança do mercado tecnológico, o filme também mostra a importância de lidar com a concorrência (inclusive aquela que não é justa), principalmente no começo de novos negócios, e também na confiança nos próprios instintos.

Divirtam-se!!! 🙂

Anúncios