O que a Cacau Show e a Hering Store têm em comum? A princípio, não muita coisa, mas com bastante atenção podemos notar que ambas empresas estão em primeiro lugar no ranking de franquias espalhadas pelo Brasil. Apesar da extrema popularização das franquias de Mc Donald’s pelo mundo, a Cacau Show ainda segue campeã neste número no segmento de alimentação segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

franquia 02

Eis que surge uma palavra nova: franchising, também conhecido como franqueamento aqui no país, é o sistema comercial que possibilita uma empresa (já consolidada e bem definida no mercado) a ampliar seus horizontes através de uma franquia, ou seja, uma pequena empresa que utilizará da mesma marca, oferecerá o mesmo produto ou serviço e se baseará nos mesmos métodos de gestão e infraestrutura comercial. A franquia é financiada pelo franqueador, que espera a expansão da marca e, principalmente, o aumento dos lucros através desta.

As grandes redes de franquias só atingiram o nível empresarial em que se encontram porque foram muito bem geridas ao longo dos anos. O mercado se encontra aberto e propício para a ampliação através de franquias, principalmente aquelas cujo custo de investimento é relativamente mais baixo, como nos setores de beleza e estética, marketing digital, compras online e pet shops. O responsável por essas constatações é o site Empreendedores Web, com a matéria sobre as melhores opções de franquias em 2015. Outras dicas legais relacionadas ao mercado das franquias é a matéria da revista Exame, que mostra algumas redes de franquia que recentemente abriram seus negócios também com baixo investimento e atualmente estão muito bem posicionadas. Para ler as matérias, basta clicar aqui e aqui.

Mc Donald's, uma das mais populares franqueadoras.
O Mc Donald’s é um das mais populares franqueadoras do mundo.

Desde 2010 o Brasil vem assistindo ao crescimento do número de franquias no mercado e as previsões indicam que movimentarão em torno de R$ 205 bilhões de reais (ABF) até 2016. Estes indicadores mostram uma oportunidade crescente no mercado de trabalho, talvez não necessariamente para o momento em que vocês, futuros gestores, se encontram, mas sim para uma reflexão sobre o assunto e uma atenção especial às oportunidades que surgem. Começar a compreender o funcionamento e o cotidiano das franquias através de estágios, pequenos cargos, eventos e palestras é um caminho para aqueles que pensam em ser gestores de uma franquia ou até mesmo abrir novas franquias do próprio negócio. O importante nesta época é ter experiência no assunto, por isso mesmo recomendamos o curso “Entendendo Franchising”, fruto de uma parceria entre o Sebrae e ABF, para uma completa especialização no assunto. Aos interessados, procurem qual a cidade mais próxima onde o curso é oferecido e inscrevam-se seguindo este link.

franquia 03

Outra dica bacana para aprimorar seus conhecimentos é através do Virada de Mestre, “o primeiro reality empresarial do franchising brasileiro”, onde os futuros empreendedores podem aprender muito através dos episódios que abordam diversos tipos de assuntos e oferecendo uma boa solução para quaisquer problemas ou dúvidas relacionados ao universo das franquias. É possível assistir aos episódios no site do reality, que, além de agregar muitos aprendizados novos ao repertório pessoal, também contribui na formação de uma visão empreendedora diferenciada e atualizada.

Anúncios