Quem nunca ficou indeciso no momento de escolher o curso de graduação? Ou então se arrependeu da escolha e acabou desistindo? Isso é uma coisa totalmente normal e não é motivo para tristeza, pois exige grande responsabilidade escolher a área de atuação profissional em uma idade tão jovem.

Uma grande vantagem da área comercial é a sua versatilidade de profissionais, que nem sempre precisa atuar especificamente no seu cargo, muitas vezes exercendo mais do uma função totalmente diferente do planejado. Os cursos também estão bastante interligados, compartilhando matérias e conceitos entre si. Apesar de muitos parecidos e com especificidades diferentes, cada profissional tem uma visão de mundo totalmente diferente dos outros.

Pensando nisso, preparamos uma matéria que possa esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas aos cursos que existem por aí:

  • Gestão Comercial

Apesar de ser esquisito, a palavra Gestão não é derivada de gestação e sim de gesticulação, os gestores de qualquer área são aqueles que apontam os erros e mostram as soluções. É uma profissão de maior especialização, ou seja, que atua em campos de menor escala e com uma visão micro mais detalhada. Por isso, os cursos de gestão geralmente são tecnólogos, pois oferecem conhecimento mais específico. Os gestores comerciais são aqueles que propõe alterações eficientes para que os lucros de uma empresa aumentem, sempre em contato com outras áreas, como ADM e MKT. Costuma oferecer matérias como Administração, Direito Comercial, Negócios, Marketing Estratégico e Planejamento de Vendas.

  • Administração

Há quem ache que o curso de ADM é opção para quem “não sabe o que fazer da vida” ou outras bobagens feito essas, mas a verdade é que a carreira administrativa está repleta de oportunidades. O administrador é aquele que gerencia uma empresa de forma geral, ou seja, deve ter uma visão macro e completa de todos os departamentos para que se tenha um bom funcionamento como todo. É o curso com maior procura no Brasil, sendo também a profissão com maior número de vagas no mercado. Geralmente são oferecidas disciplinas como Logística, Contabilidade, Gestão, Estatística, Direito e Recursos Humanos. É comum também oferecerem curso de ADM com enfoque especifico em Hotelaria, Ciências Imobiliárias ou Empresarial.

  • Comércio Exterior

Aqueles que pretendem seguir a área de Comércio Exterior devem ter noção de que é um curso extremamente voltado para os negócios, especialmente em relação a importações e exportações. É este profissional que lidará com as planejamentos, transações e práticas internacionais, principalmente nas relações de importações e exportações, por isso um dos princípios desta carreira é o domínio de mais de uma língua, especialmente do inglês por ser a língua universal. Disciplinas como Economia, Gestão, Marketing, Contabilidade, Logística e Direito Comerciário são comuns neste tipo de curso, que costuma ser encontrado tanto na forma de tecnólogos quanto de graduação.

  • Relações Internacionais

Apesar de também lidar com o estrangeiro, o internacionalista (profissional de Relações Internacionais) tem um perfil de atuação totalmente diferente do comerciário, muito mais voltado para a área social do que para a economia. Matérias como Antropologia, Economia, Comunicação, História, Ciências Políticas e Direito Internacional são comuns neste curso, que formará profissionais especializados quaisquer tipos de negociações humanas (como políticas, culturais, legais, militares e também econômicas). A maioria dos internacionalistas seguem carreira diplomática em cargos públicos, mas também é possível trabalhar em grandes empresas multinacionais, que são o principal foco da área.

  • Marketing

Uma das mais polêmicas áreas de atuação, pois sua abrangência é enorme, o Marketing também pode ser entendido como mercadologia ou estudo do mercado. Os profissionais de MKT estudam as tendências do mercado e planejam as estratégias necessárias para atingir o objetivo da empresa. Além disso tudo, o MKT também contribui para a questão organizacional de uma empresa, principalmente no quesito de comunicação interna. As matérias comuns neste curso são Comunicação, Psicologia, Administração, Economia, Direito Comercial, Gestão e Pesquisa. É uma área muito abrangente no mercado de trabalho, especialmente em grandes empresas ou em institutos de pesquisa de mercado.

Perceberam as interligações entre os cursos? E também as especificidades de cada área?

Diante de tudo isso, o importante é pesquisar cada vez mais sobre a profissão que desejam seguir, o Guia do Estudante é uma excelente fonte de informações sobre os cursos no Brasil. Vale a pena se dedicar a um curso de graduação ou tecnólogo, afinal, é um grande diferencial no currículo. O UniAnchieta oferece quatro dos cursos aqui mencionados, sendo três deles tecnólogos em Gestão Comercial, Marketing e Comércio Exterior e uma graduação em Administração. Acessem o link por aqui para saber mais sobre os cursos e a instituição.

Esperamos ter esclarecido quaisquer dúvidas! 🙂

Anúncios