Qual é o jeito mais fácil de comprar algo? Foi-se o tempo em que a resposta “procurar em alguma loja por perto” era a melhor opção. Muito já estão se adaptando ao sistema de compras via web, principalmente por causa da facilidade e comodidade. Com o inicio da era digital, todas as formas de relação humana com o mundo se transformaram através da tecnologia, inclusive as relações comerciais.

Por definição, marketing é o conjunto de análises e planejamentos que objetivam aumentar os lucros e negócios de uma empresa, assim como também gerenciar sua marca e construir o relacionamento com seus clientes. Por consequência, o marketing digital utiliza as mais diversas ferramentas virtuais para alcançar tudo isso.

Não é a toa que muitas empresas, principalmente aquelas de alto calibre, investem bastante no MKT digital. Segundo o Jornal Nacional*, as vendas online movimentam mais de R$ 1 bilhão de reais no Brasil e mais de 700 milhões de pessoas já tem o costume de usar a Internet como forma de compra.

midias_sociaisA manutenção do site próprio de uma empresa é uma das responsabilidades do MKT digital, assim como também a utilização das redes sociais como Facebook, Twitter, Instragram, Youtube, etc. A grande vantagem destas plataformas é a comunicação rápida e direta com seus clientes, reforçando o relacionamento com tais e também transparecendo confiança e veracidade, além de modernidade. Algumas estratégicas que também fazem parte são as praticas SEO e SEM (Search Engine Optimization e Search Engine Marketing), que buscam melhorias através de sites de busca, como o Google.

O uso de mídias displays (os famosos anúncios digitais) também pode ser muito útil para a construção da marca de uma empresa, existem ferramentas adequadas para isso como os PPC (Pay per Click), AdWords e AdNetworks. Outra vantagem do MKT digital é a facilidade de mensuração dos resultados como quantidade de views, cliques, visitantes e outras informações preciosas para futuros planejamentos. Existem várias outras estratégias e conceitos, recomendamos o site Marketingdeconteudo.com para aqueles que querem se aprofundar e conhecer ainda mais novidades sobre o assunto, especialmente a matéria sobre esse tipo de marketing.

Para os futuros marketeiros de plantão, a dica é clara: investimento no mundo digital é um dos caminhos do sucesso. O conselho vai principalmente para os jovens pertencentes à Geração Y pois, segundo a ABRADI (Associação Brasileira de Agências Digitais), 56% dos profissionais neste setor têm entre 18 a 24 anos. É possível ver a matéria da Revista EXAME clicando neste link. Pensem no assunto e aprimorem-se, seja com cursos, estágios ou apenas por conta própria, o importante é manter o corpo e mente em evolução.

*Reportagem mostrada no dia 18/01/2016

Anúncios